Que tal pegar um atalho? Portuguese translation jobs
Home More Articles Join as a Member! Post Your Job - Free! All Translation Agencies
Advertisements

Que tal pegar um atalho?


Become a member of TranslationDirectory.com at just $8 per month (paid per year)




English Version


Edi Oliveira photo Para pessoas como nós, que passam tanto tempo diante do micro, realizando sempre os mesmos movimentos (que, com freqüência, nos levam a sofrer de lesões por esforço repetitivo), qualquer economia pode ser importante. E os atalhos de teclado podem ajudar muito, inclusive fazendo coisas impossíveis de serem feitas com o mouse.

Assim, para ter acesso a qualquer menu, podemos usar a tecla Alt mais a letra sublinhada na barra de menus. Quando o menu abrir, podemos escolher uma nova letra que execute a tarefa que desejamos. No Word, por exemplo, simplesmente pressionando Alt+B+I, podemos inserir uma tabela em nosso documento ou com Alt+M+P, contar as palavras nele existentes. Observando os menus, veremos que a maioria das ações que eles executam possui um atalho, indicado próximo ao comando. Decorar os que usamos mais pode poupar tempo e movimentos de braço. Além disso, muitas vezes é possível obter um resultado com mais de um atalho e deveremos então selecionar o que mais nos agrada.

Iniciar
Os teclados em geral possuem uma tecla chamada Windows ou Iniciar (entre as teclas Alt e Ctlr, à esquerda da barra de espaços, muitas vezes com o logotipo do Windows), que pouca gente usa. Porém, combinada a outras, ela desempenha várias funções importantes:

Iniciar+D: Se você pressionar ao mesmo tempo Iniciar+D, todos os programas abertos serão minimizados. Pressionando-as novamente, eles serão novamente maximizados. Entretanto, se primeiro pressionar a tecla Iniciar, verá que o menu Iniciar se abre. Se logo depois pressionar D, uma lista dos últimos documentos abertos será mostrada. Depois, basta pressionar a seta para baixo do teclado até chegar ao documento desejado e dar um Enter para que ele se abra, sem ter de antes abrir o programa correspondente, nem ter que ficar procurando em vários níveis de pastas. Muito útil quando se está trabalhando com mais de um tipo de programa, por exemplo, um arquivo em Word com um PDF como referência. Importantíssimo também quando abrimos um documento que logo depois não conseguimos mais encontrar por não saber onde foi gravado (mas só funciona se não abrirmos muitos outros depois).

Iniciar+P: Mostra uma lista com os programas instalados no micro. Se os mais usados (como seus dicionários favoritos) estiverem logo no começo da lista, basta pressionar a seta para baixo do teclado até chegar ao que se deseja abrir e dar um Enter para que ele se abra.

Iniciar+Tab ou Alt+Tab: Alterna entre os arquivos/programas abertos.

Desfazer/refazer
Outro comando extremamente útil é Ctrl+Z (ou Alt+Backspace), que permite desfazer qualquer ação errada. Você pode voltar atrás indefinidamente, se o arquivo não tiver sido salvo ou fechado. Se você passar do ponto em que queria voltar, pressione Ctrl+Y (ou Ctrl+R ou Alt+Enter, dependendo do programa) para refazer a ação.

Agora, vamos supor que eu esteja traduzindo (ou, pior ainda, revisando) um arquivo e o programa trava. Como saber onde eu estava? Abrindo novamente o Word e pressionando as teclas Shift+F5 o arquivo voltará para a última alteração salva e posso continuar revisando ou traduzindo a partir desse ponto. Esse comando serve também quando queremos verificar ou copiar algo em outro ponto do arquivo e depois precisamos voltar para onde estávamos. Para verificar qual o primeiro tópico deste arquivo e voltar para cá, por exemplo, basta pressionar Ctrl+Home e depois Shift+F5).

Atalhos para formatação
Acredito que os comandos para formatação simples sejam conhecidos pela maioria. Eu uso Ctrl+S para sublinhado, Ctrl+N para negrito, Ctrl+I para itálico, Ctrl+Shift++ para sobrescrito e Ctrl+= para subscrito. Porém também uso bastante dois outros truquezinhos. Um é o Shift+F3, que alterna entre todas minúsculas, Iniciais Maiúsculas e TUDO EM MAIÚSCULAS. É excelente para quando a gente deixa a tecla Caps Lock pressionada e só se dá conta depois. Ajuda também quando se quer copiar algo de um lugar que está com formatação diferente - um título todo em maiúsculas para o corpo do texto, por exemplo.

Shortcut picture
Clique para ampliar

Outro truque é copiar a formatação de alguma palavra ou de um parágrafo, não importa quão complicada seja. Se for a formatação de palavra, basta colocar o cursor sobre ela e pressionar Ctrl+Shift+C, ir até a palavra (ou trecho) que se quer formatar e pressionar Ctrl+Shift+V. Interessante quando copiamos algo de um glossário ou da Internet e colamos num arquivo de trabalho cuja formatação é diferente. Basta copiar a formatação de qualquer palavra vizinha e aplicar ali.

Agora, se quisermos copiar a formatação de um parágrafo, devemos selecioná-lo todo e fazer a mesma coisa que fizemos com a palavra: pressionar Ctrl+Shift+C, ir até o(s) parágrafo(s) que se quer formatar e pressionar Ctrl+Shift+V.

O mais interessante é que esse comando fica à disposição até que se aplique um novo formato ou que o arquivo seja fechado e pode ser usado quantas vezes quisermos. É imbatível também para listas numeradas com texto intercalado no meio. Copie o primeiro parágrafo da lista e depois aplique sempre que necessário que ele continuará a numeração de onde você tiver parado.

Esses atalhos são alguns dos que mais me ajudam, mas você pode perfeitamente ter outras preferências. Além disso, sua versão do programa pode ser diferente da minha (Windows 98 SE) e, portanto, os atalhos usados também serão diferentes. Para obter uma lista completa dos atalhos do Word, pressione Alt+F8 e na janela Macro que abrir, selecione Comandos do Word na caixa de rolagem ao lado de Macros em:. Na segunda janela, role até Listar Comandos, selecione essa opção e clique no botão Executar. Na janela Listar comandos, selecione Definições atuais de menu e teclado para abrir um arquivo com todos os atalhos de tecla. Esse arquivo pode ser gravado e modificado à vontade. Explore seu programa e procure gravar os atalhos que mais atendem às suas necessidades. Você logo perceberá que muitas coisas podem ser feitas mais rapidamente e com menor esforço.

Picture of Tabela com as principais teclas de atalho do Windows XP
Tabela com as principais teclas de atalho do Windows XP.

Édi G. Oliveira é tradutora há mais de 20 anos, a maior parte dos quais dedicados à área biomédica. Formada pela USP e com pós-graduação na Université Paris Vincennes, já traduziu dezenas de livros para principais editoras brasileiras e incontáveis manuais de equipamentos médicos, entre outras coisas. Mas gostaria mesmo é de ter descoberto vários desses atalhos ANTES de adquirir tendinite no braço direito.

 

This article was originally published in Сcaps Newsletter (http://www.ccaps.net)









Submit your article!

Read more articles - free!

Read sense of life articles!

E-mail this article to your colleague!

Need more translation jobs? Click here!

Translation agencies are welcome to register here - Free!

Freelance translators are welcome to register here - Free!








Please see some ads as well as other content from TranslationDirectory.com:


Free Newsletter

Subscribe to our free newsletter to receive news from us:

 
Menu
Recommend This Article
Read More Articles
Search Article Index
Read Sense of Life Articles
Submit Your Article
Obtain Translation Jobs
Visit Language Job Board
Post Your Translation Job!
Register Translation Agency
Submit Your Resume
Find Freelance Translators
Buy Database of Translators
Buy Database of Agencies
Obtain Blacklisted Agencies
Advertise Here
Use Free Translators
Use Free Dictionaries
Use Free Glossaries
Use Free Software
Vote in Polls for Translators
Read Testimonials
Read More Testimonials
Read Even More Testimonials
Read Yet More Testimonials
And More Testimonials!
Admire God's Creations

christianity portal
translation jobs


 

 
Copyright © 2003-2019 by TranslationDirectory.com
Legal Disclaimer
Site Map