Vai que é tua, revisor! Portuguese translation jobs
Home More Articles Join as a Member! Post Your Job - Free! All Translation Agencies
Advertisements

Vai que é tua, revisor!


Become a member of TranslationDirectory.com at just $8 per month (paid per year)




English Version


Gabriela Castelo Branco Como sou fã de futebol, flamenguista que cresceu vendo o Zico jogar, nunca mais me esqueci deste comentário que ouvi de uma colega revisora: “revisor é que nem goleiro: só aparece quando falha”. De fato, se as discussões sobre a visibilidade do tradutor e a conscientização sobre a nossa interação (e intervenção) com o texto original ainda geram polêmica, imaginem a (in)visibilidade do revisor como anda.

Assim como na tradução, em geral os comentários sobre a revisão são sempre negativos. Nas poucas vezes em que ouvi o revisor ser mencionado, no mercado editorial, a questão era uma alteração indevida, a aplicação de uma regra “que ninguém usa”, sempre dando um tom “burrocrático” à atuação do revisor. Talvez para os adeptos da teoria “falem mal, mas falem de mim”, isso já seja alguma coisa. Afinal, de nós, revisores de traduções nas áreas de tradução técnica e localização, nunca ouço falarem nem mal.

E olha que a chance de a gente engolir frango é grande. Não que os tradutores sejam tão ruins quanto a zaga do Flamengo; a questão é que parece que estamos no gol com um zagueiro só no nosso time e contra 11 atacantes do outro lado. Enquanto, em algumas atuações mais tradicionais, o revisor é responsável pela correção gramatical e pela adequação de estilo do texto em português, nós, revisores lingüísticos de traduções técnicas, temos que jogar nas onze. Se perguntarmos ao gerente de projeto se a prioridade é a correção gramatical, a adequação de estilo, a correspondência entre o texto original e a tradução ou a verificação da terminologia, ele provavelmente vai responder: “tudo”. E mais alguma coisa.

Além dessa responsabilidade em campo, não podemos descuidar do treinamento. Conhecer cada vez mais ferramentas e formatos de arquivos, reciclar e sempre ampliar os conhecimentos lingüísticos da língua estrangeira e principalmente do português, manter-se atualizado sobre o que há de mais moderno e avançado na área de tecnologia são alguns dos fundamentos.

Bibliografia básica do revisor

E quem é o técnico? Os cursos de formação de tradutores são poucos, menos ainda os de qualidade respeitável. De formação de revisor, eu não conheço. Já ouvi dizer que revisor não se forma; ou a pessoa é ou não é. Ou então que só se aprende na prática. Mas aí quem vai ter a oportunidade de começar a carreira como titular, já na primeira divisão? Complicado.

Parece que algumas características pessoais são realmente recorrentes nos revisores: perfeccionistas, meticulosos, detalhistas, críticos. Têm olho clínico, mas sem perder a visão de jogo. Têm bom conhecimento e paixão pela camisa, quer dizer, pela língua portuguesa. Essas características não necessariamente são qualidades. Quantas vezes implicamos com uma determinada estrutura, com uma certa tradução já aceita por todos? A campeã pra mim é “suportar”: O sistema suporta as versões X, Y e Z. Essa EU não suporto.

Questões de estilo, então, são tão pessoais. E aí? Mantemos o estilo do tradutor, diferente do nosso, ou aceitamos?

É pena que a correria dos prazos e dos volumes de trabalho praticamente não deixe tempo para essas e outras reflexões. Acredito que boa parte da nossa formação, como tradutor e como revisor, possa estar nessa troca. Na prática, poucas são as oportunidades que os tradutores têm de ter acesso às alterações feitas pelo revisor. Quantas vezes deve ter acontecido de o tradutor ter passado horas pesquisando um termo ou aprimorando uma estrutura e o revisor matar aquele trabalho numa passada de olho mais superficial pelo original? O quanto essa intervenção é ética? E quantas vezes ambos já passaram horas tentando resolver a mesma frase quando uma simples troca de email enriqueceria a discussão e pouparia tempo dos dois lados?

Nessa área, normalmente nós nem sabemos o que aconteceu com a tradução ou a revisão que entregamos, nem pensamos sobre elas. Assim, acabamos assumindo menos responsabilidade sobre nosso trabalho e contribuindo para continuarmos invisíveis. Concordo que não devemos estar visíveis no texto, mas aumentar nossa visibilidade na sociedade e no mercado é um caminho de valorizar nossa profissão.

Conforme as memórias de tradução aumentam e as empresas de localização começam a implantar programas de tradução automática, o passe de um bom revisor vai se valorizando no mercado. Precisamos correr atrás de formar novos profissionais e investir nos que já estão na área. Vejo alguns caminhos possíveis: workshops, reuniões da equipe antes e depois do projeto (ou durante!), relatórios informais sobre as principais questões, envio dos arquivos finais do projeto para a equipe, simples trocas de emails. Quem sabe com mais interação, reflexão e visibilidade a gente não consegue chegar perto dos salários milionários dos jogadores? Ou pelo menos da camisa 10 no time dos nossos clientes.

Gabriela Castelo Branco Ribeiro é tradutora e revisora autônoma especializada em localização. Formou-se em tradução em 1998 na PUC-Rio, onde cursa atualmente o mestrado em estudos da linguagem. Nas horas livres, gosta de curtir o marido Cláudio e a filha Vitória, de torcer pelo Flamengo (ou sofrer com ele) e de degustar bons vinhos na ABS - Associação Brasileira de Sommeliers.

 

This article was originally published in Сcaps Newsletter (http://www.ccaps.net)









Submit your article!

Read more articles - free!

Read sense of life articles!

E-mail this article to your colleague!

Need more translation jobs? Click here!

Translation agencies are welcome to register here - Free!

Freelance translators are welcome to register here - Free!








Please see some ads as well as other content from TranslationDirectory.com:


Free Newsletter

Subscribe to our free newsletter to receive news from us:

 
Menu
Recommend This Article
Read More Articles
Search Article Index
Read Sense of Life Articles
Submit Your Article
Obtain Translation Jobs
Visit Language Job Board
Post Your Translation Job!
Register Translation Agency
Submit Your Resume
Find Freelance Translators
Buy Database of Translators
Buy Database of Agencies
Obtain Blacklisted Agencies
Advertise Here
Use Free Translators
Use Free Dictionaries
Use Free Glossaries
Use Free Software
Vote in Polls for Translators
Read Testimonials
Read More Testimonials
Read Even More Testimonials
Read Yet More Testimonials
And More Testimonials!
Admire God's Creations

christianity portal
translation jobs


 

 
Copyright © 2003-2019 by TranslationDirectory.com
Legal Disclaimer
Site Map